quinta-feira, 14 de abril de 2011

A CORAGEM É PARA TODOS

Juízes 4. 4-10 e Juízes 5.1 e 7.
Introdução:
Quando pequeno fui ensinado que somente os homens tinham coragem para tomar decisões e agir. Mas em minha casa sempre vi minha mãe mais resistente que meu pai, porque fazia varias coisas ao mesmo tempo e ainda cuidava de dois filhos sem reclamar. Então hoje quero contar a história de uma mulher da Bíblia que teve muita coragem que foi Débora.
O que é a coragem? Virtude mediante a qual a pessoa enfrenta com destemor situações emocionais, sociais ou moralmente difíceis.
Débora destacou-se como grande líder espiritual numa época em que Israel fora governado por juízes. Sua carreira foi breve, mas teve uma grande importância para história de seu povo.
O que Débora enfrentou com sua coragem?
1. Enfrentou a idolatria e paganismo.
Ela foi convocada para julgar o seu povo num dos piores momentos da vida nacional. Depois da morte de Josué a unidade espiritual havia sido destruída. A idolatria a apostasia assolavam a nação. E povo foi entregue Jabim rei de Canaã porque o povo havia deixado de seguir os caminhos que Deus havia determinado para eles.
Então ela registrou um cântico:
Quando escolheram novos deuses, a guerra chegou às portas, e não se via um só escudo ou lança entre quarenta mil de Israel”.  Jz 5.8

Então Débora foi convocada por Deus no mesmo instante em que o povo de Israel clamou por Ele. Ainda hoje quando uma igreja clama arrependida, confessando seus pecados, o Senhor chama e envia obreiro com a missão de reconduzi-la ao caminho da santidade.
 E lhes disse: “A colheita é grande, mas os trabalhadores são poucos. Portanto, peçam ao Senhor da colheita que mande trabalhadores para a sua colheita”. Lc 10.2
2. Enfrentou o Processo de civilização pagã.
No tempo de juízes a Palestina era uma região muito próspera. Havia grandes e pomposas cidades, resultado do crescimento de uma civilização milenar. Por essa razão, os hebreus ficaram impressionados com as realizações culturais de seus visinhos e aos poucos foram absorvidos seus cultura, religião e o modo de visa daquela nações.
Infelizmente, nos dias atuais, o secularismo continua crescendo na igreja. Ele é responsável pelo desvio de muitos cristãos. Há crentes que deixam de buscar o Reino de Deus e a sua justiça, para mergulharem no mundanismo traiçoeiro.
3. Enfrentou a opressão sob os cananeus.
O rei Jabim dominava as principais rotas comerciais da região. Isso fazia com que o povo de Israel se sentisse oprimido, não havendo outra alternativa senão mudar de rumo.
Quem era os cananeu? Era um povo bem superior a Israel principalmente no que diz respeito a armas. Possuíam novecentos carros de ferro e recebiam treinamento militar especializado. Por possuir o controle na armas, não permitia que vendessem armas para os judeus.  Então isso explica o povo de Israel de 40 mil sem lança e escudo.
Então é nessa época que Débora é chamada divinamente por Deus para interceder pelo povo de Israel.
Quando a guerra é do Senhor a vitória é certa. Logo depois Deus entregou o rei Jabim nas mãos do povo de Israel.
“E Débora disse também a Baraque: “Vá! Este é o dia em que o Senhor entregou Sísera em suas mãos. O Senhor está indo à sua frente!” Então Baraque desceu o monte Tabor, seguido por dez mil homens”. Jz 4.14
Deus precisava de uma pessoa corajosa para interceder pelo povo e julgá-lo. Deus está a procura de pessoas como Débora que mudou a história de seu povo.
E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. Mc 16.15
Como Ela era vista pelo seu povo?
1. Como uma mãe, “mãe de Israel”
O seu nome deu força para o título porque em hebraico o significado de seu nome era “Abelha” alusão as funções e a importância da “abelha rainha”.
Débora era casada com Lapidote que provavelmente era da decência de Efraim, Mulher madura, séria e de conduta moral elevada. Além do mais, era muito corajosa: em nenhum momento temeu estar à frente da batalha.
2. Como a profetisa.
Antes de atuar em Israel Débora já atuava no ministério profético. Como profetisa ela não se acovardou, entregou a mensagem divina a Baraque.
Deus confiou a essa grande mulher a estratégia de guerra, o comando e a vitória.
A Bíblia está cheio de exemplos de mulheres que fizeram a diferença como: Miriã, Hulda, Noadias e Ana. E hoje é você!
3. Como a juíza.
Débora era capaz, e profundamente espiritual. Sabia discernir e julgar com retidão. Sob a orientação divina estabeleceu um fórum público ao ar livre, facilitando o acesso de qualquer pessoa.
De juíza local para as montanhas de Efraim, Deus a elevou a categoria de juíza geral de Israel.
É isso que Deus faz com todos aqueles que se colocam a disposição de sua soberana vontade.
O senhor continua buscando homens e mulheres fiéis e que estejam com visão correta e no lugar e tempo de Deus.
Conclusão
Débora é um exemplo de fé e coragem para todos os que amam a Palavra de Deus. Quando estivermos indecisos acerca do caminho a trilhar, é melhor seguirmos o exemplo de Débora.
Tomar o caminho da confiança incondicional em Deus. Sua fé inabalável tornou-a determinada. Essas virtudes estão ao alcance de todos os que desejam viver sob a soberana vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário